My Job Went to India: Resenha

Comments
carreira resenhas
13 October 2008

My Job Went to India

Há uns três meses atrás, enquanto navegava pelos links que leio frequentemente, mesmo sem antes ter feito nenhuma dessas perguntas encontrei algo parecido com a resposta e esse livro fazia parte dela. Me interessei e comprei o livro.

Para variar, comprei na Livraria Cultura por R$64,84 e em umas duas semanas recebi o pequeno livro de 252 páginas em casa.

O autor, Chad Fowler (que não é parente do Martin Fowler), conta em 52 "mini-histórias" o que fazer para não perder seu emprego e da diversas dicas de como crescer tanto profissional quanto pessoalmente.

O livro foi escrito na época em que executar projetos offshore) era visto como a melhor e mais barata maneira de se construir projetos de software nos Estados Unidos. De acordo com Fowler, nesse época muitos programadores acabaram perdendo seus empregos para indianos do outro lado do mundo e cada vez mais achavam que os indianos estavam tirando seus empregos.

O que fazer para crescer na carreira profissional?

Como manter meu emprego?

Como posso melhorar profissional e pessoalmente?

Em um desses projetos o autor foi enviado pra India com a responsabilidade de abrir uma filial e contratar indianos para montarem a filial supostamente mais barata e eficiente. No entanto, gerenciar uma equipe a milhares de quilometros de distância não é fácil como parece (se é que parece). Durante todo o livro ele relata os obstáculos que existem em se montar uma operação desse tipo e porque essa forma de trabalho não vai deixar os americanos desempregados.

Ele descreve exemplos de como é importante trabalhar no marketing pessoal e não focar apenas na parte técnica, pois não adianta você ser o melhor técnico do mundo e não investir na comunicação para que as pessoas saibam o quão bom você é. Comunicação é fundamental.

Outro ponto que achei bastante interessante é que devemos aprender a falhar, tirar proveito disso e crescer. Não devemos nunca imaginar que estamos na crista da onda porque conhecemos uma tecnologia em especifico. Uma hora a onda passa e nós ficamos pra trás. É necessário que não deixemos que o rumo de nossas carreiras seja definido ao acaso, mas sim baseado em decisões concientes e estratégicas sempre de olho no mercado atual e nas mudanças que estão ocorrendo.

Além dos aspectos técnicos é também uma oportunidade de conhecer um poquinho a respeito da cultura de outro país e aprender como lidar com pessoas diferentes.

Enfim, este é um livro bastante amplo e ao mesmo tempo específico que com certeza vai abrir sua mente. Acredito que seja um dos melhores que já li e é uma leitura obrigatória pra quem quer crescer!


<< Nem tudo é relacional
Artigo a respeito de Scrum na revista MundoNET>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub