.NET Framework 4 Universe e paralelismo com LINQ

Comments
.net framework 4.0 fx4.0 parallel computing parallel linq plinq
03 December 2008

Navegando nos links da microsoft, buscando a respeito de algumas features novas que vão estar disponíveis a partir do .net framework 4.0 encontrei duas coisas especialmente interessantes que merecem ser comentadas e linkadas.

Na edição deste ano do PDC foi entregue aos participantes um poster gigante com as novidades que devem vir para próxima versão do framework que deve sair ano que vem. O poster pode ser baixado por este link no blog do Brad Adams. Existe também uma versão estilo google maps onde você pode dar zoom e visualizar no browser com mais facilidade do que o faria em uma imagem gigante.

Antes de chegar a este link do poster assisti um webcast muito legal feito pelo Daniel Moth (Microsoft UK Developer) a respeito de paralelismo em queries LINQ. Hoje, quando rodamos software feito em .NET em em hardware multi-processado não conseguimos obter todo o benefício da utilização de multi processamento.

Com Parallel LINQ (ou PLINQ para facilitar) será possível tirar vantagem de todas as CPUs disponíveis no equipamento para diminuir drasticamente o tempo de processamento. Na demo feita pelo Daniel o ganho ficou em torno de 50%. A melhor parte disto é que quase nenhum código é necessário para obter essas melhorias. Se você ainda não viu nada a respeito de Paralelismo vale a pena dar uma conferida no vídeo.

Vou deixar também aqui alguns outros links complementares que eu peguei deste post no blog do Carlos Hulot:

mms://wm.microsoft.com/ms/uk/msdn/nuggets/PFX_TourOfSamples_Moth.wmv - MMS Vídeo

mms://wm.microsoft.com/ms/uk/msdn/nuggets/PFX_ParallelClass_Moth.wmv - MMS Vídeo

Mais referências oficiais:

http://msdn.microsoft.com/en-us/concurrency/default.aspx - Página oficial Microsoft sobre computação paralela

http://blogs.msdn.com/pfxteam/ - Blog do time de desenvolvimento de Paralelismo


<< Vídeo da segunda reunião DotNetArchitects com minha apresentação online
Terceira reunião sobre arquitetura DotNetArchitects>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub