Pai Rico, Pai Pobre: Resenha

Comments
03 March 2009

Pai Rico, Pai Pobre

Livro meio clichê, né? Mesmo assim é muito bom!

Li esse livro de um pouco menos de 200 páginas escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter há quase dez anos atrás. No entanto, recentemente decidi le-lo novamente. Sei que nada tem a ver com o assunto do blog, mas acho super pertinente comentar a respeito do livro pelo seguinte motivo: informática não é uma profissão regulamentada no Brasil e até onde sei a maioria dos empregados das empresas ainda é contratado na forma de pessoa júridca. CLT ainda não é uma realidade para todos e eu particularmente acho uma boa, pois acredito que cuido melhor do meu dinheiro do que o governo (mas isso é assunto pra discutir numa mesa de bar, ehhee...).

Como não temos uma aposentadoria garantida pelo governo e temos salários relativamente altos em relação a outros mercados é fundamental que saibamos como cuidar de nosso dinheiro para que no futuro não tenhamos que depender de parentes, amigos ou o que é pior ainda: do governo.

Pai Rico, Pai Pobre é um livro bem antigo que apresenta em uma linguagem muito simples como aumentar sua inteligência financeira para começar a caminhada a fim de atingir independência financeira. Através da história de um garoto que cresceu tendo dois pais, um rico e um pobre, é possível aprender o que é um investimento, diferenciar um ativo de um passivo e diversos outros termos que rodeiam o mundo financeiro.

Além desse aprendizado, ele nos desafia a pensar se realmente trabalhar com afinco do começo ao fim da vida é a melhor opção. Existe outra? Claro que sim! Podemos colocar nosso dinheiro para trabalhar para nós. Mesmo que iniciemos com pouco dinheiro, é possível montar uma riqueza inimaginável. Afinal, os grandes donos de empresas e milionários que vemos por ai não nasceram ricos (pelo menos não a maioria) e começaram com pouco.

Além deste livro, o mesmo autor escreveu uma série de outros livros de mesmo assunto para apoia-lo nessa caminhada. Além dos assuntos técnicos que estudo, também estou estudando mercado financeiro, investimentos, etc, mas não pretendo ficar discutindo sobre isso aqui no blog (o objetivo do blog não é esse). Então se alguem quiser bater papo a respeito pode me contatar diretamente, ok?

Enfim, a idéia do post é mais dar uma dica no sentido de que devemos aproveitar enquanto somos novos para começar a montar um patrimônio que nos permita viver bem e desfrutar a aposentadoria.

Hoje tenho 22 anos, estou começando essa caminhada agora e quero me aposentar antes dos 40 para curtir um pouco da vida. E você? Quer trabalhar a vida inteira e ainda assim depender de terceiros no final da vida? Eu não quero!


<< Como gerenciar versões de banco de dados - Parte 1
Como gerenciar versões de banco de dados - Parte 2>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub