User Stories Applied - For Agile Software Development: Resenha

Comments
caso de uso histórias modelagem requisitos scrum use case user stories xp
05 January 2009

User Stories Applied - For Software Development

Ano novo! Energias parcialmente renovadas (ainda não tive as férias que quero) e tempo de terminar a leitura de alguns livros que eu não conseguia me concentrar para ler durante o mês de dezembro devido ao burnout adquirido do último projeto.

Vamos lá!

Desde que eu escrevo a respeito dos livros que leio eu nunca escrevi aqui no blog qual a idéia por trás dos posts de resenhas que faço e acho que esse é um ótimo post para falar a respeito.

A idéia não é nunca foi escrever longos e chatos resumos de livros iguais aqueles que usávamos para as provas de literatura do colégio. Por dois motivo: a) É um pé no saco fazer esse tipo de trabalho e ao invés de ter prazer ao escrever esses posts eu me sentiria entediado (sem falar no tempo que levaria) e b) porque ninguém procura esse tipo de resumo (acredito eu) de livros técnicos ou relacionados a área técnica, pois o conhecimento contido nessas obras não pode ser absorvido apenas com um resumo.

Acompanhando a cronologia dos meus resumos é possível conhecer também um pouquinho mais a respeito de mim e quais focos estou dando para meus estudos. Isso é legal pra eu poder ver a qualidade das leituras que fiz ao longo do tempo quando olhar pra traz e pros leitores enxergarem um ser humano por trás deste blog e não apenas mais alguém escrevendo sobre tecnologia (até coloquei uma foto minha no about! :D).

Outro aspecto importante que eu procuro passar nesse tipo de post é o que eu buscava quando comecei a ler o livro e se efetivamente minhas ansiedades e expectativas a respeito do assunto foram atendidas. Além desses pontos também acabo indiretamente dando feedback de onde comprei os livros e fornecendo os preços para que quem quiser possa comparar e ver se está pagando mais caro ou barato.

E como não podia deixar de ser, falo um pouquinho a respeito dos pontos mais importantes do livro e que mais chamaram minha atenção.

Enfim, achei que como esses posts estão entre os mais visitados no blog valia a pena esclarecer as minhas motivações.

Agora é bom falar a respeito do assunto principal do post, né?

Este livro escrito por Mike Cohn é simplesmente f a n t á s t i c o!

Apesar de ter lido bastante a respeito deste assunto na internet e em outras referências ágeis menos específicas, desde que comecei a aplicar práticas e disciplinas ágeis, há algum tempinho atrás, eu vinha esbarrando em agluns aspectos desta técnica e não conseguia alcançar todos os benefícios oferecidos por ela.

Parece que a partir do momento que comecei a ler este livro uma luz se acendeu na minha cabeça. Luz essa que iluminou e sanou as dúvidas que eu tinha sobre o assunto e também a respeito de alguns outros tópicos que eu ainda não tinha uma informação muito concreta e corroborada.

Mike começa o livro falando do básico: o que são histórias, roles, personas, quando usá-las, testes de aceitaçao, como escrever histórias de qualidade seguindo o acrônimo INVEST (assunto pra outro post com certeza) e comparações com outras técnicas oferecendo inclusive uma excelente referência a respeito de casos de uso (use case). Terminar de ler essa primeira parte é mais do que suficiente pra aplicar a técnica já com um certo grau de exatidão e eficiência.

Mais adiante, ele aborda priorização (explicando o excelente acrônimo MoSCoW que com certeza será assunto pra mais um post futuro), estimativas e planejamento. Estes eram assuntos que não eram muito claros em minha mente e que com certeza estão muiiiiiito mais claros agora.

Mais pro final ele apresenta uma introdução rápida a respeito de Scrum e como utilizar as histórias em conjunto com Scrum e também uma introdução aos principais conceitos de XP.

Além da qualidade e quantidade de informações a respeito de user stories, Mike ainda apresenta alguns capítulos dedicados a um case real que começa da identificação das histórias, passando pela estimativa e priorização e indo até os testes de aceitação. Essa parte é importantíssima e agrega muito porque consolida através de exemplos reais (e não aqueles exemplos bobos que esbarramos constantemente) as informações apresentadas em todo o livro.

Se eu tivesse que recomendar um único livro para mudar a forma de pensar das pessoas e para que essas pessoas começassem a fazer software de uma maneira melhor, com certeza esse seria o livro. É "totalmente excelente"!

Me empolguei tanto escrevendo sobre o livro que já ia esquecendo das informações básicas de sempre: o livro possui 268 páginas e pode ser encontrado na Livraria Cultura por R$132,00 (paguei R$80,00 há dois meses atrás). Chegou no mesmo dia que comprei então pra quem não gosta de esperar é uma ótima pedida.

Recomendadissímo!


<< Resultado da terceira reunião do grupo DotNetArchitects - Com vídeo :)
Windows 7 Beta disponível para download>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub