Não, não, não! Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não é um post falando de como debuggar rails utilizando o WinDBG. Mas um único post dando dicas de boas referências sobre o assunto.
Ultimamente não tenho mexido muito em código. Na verdade não tenho visto nada técnico, pois estou atolado de propostas pra fazer (quem mandou não estudar? :) ). Mas...hoje quando cheguei em casa decidi que iria dedicar algum tempinho para mexer em algo interessante e diferente. Foi ai que topei primeiro com rails que eu já queria começar a estudar e depois com o WinDBG numa dica que veio do Twitter do André Nobre.
Ruby on Rails
Há alguns dias instalei o ubuntu em uma VM aqui em casa e montei todo o ambiente Rails para começar a fuçar. Apesar de ainda não ter concluído e contrariando as dicas do Rafael Rosa que disse para eu fazer algo mais simples, iniciei a construção de um programinha de FTP web em Rails. Na verdade, hoje eu parei num "Hello World". De qualquer forma, para quem está curioso para começar a mexer e ver o poder da ferramenta decidi disponibilizar alguns links que eu já havia encontrado e que o Rafa me passou. Ai vai:
RubyInside - Maior portal Brasileiro sobre notícias de Ruby. Primo do site gringo http://www.rubyinside.com.
RailsCasts - Diversos screencasts gratuitos a respeito de Rails. Cobre diversos assuntos com exemplos.
RubyQuickRef - Site contendo uma referência rápida as classes de Ruby.
Rails Guides - Segundo o Rafa, site que contém guias obrigatórios para os Railers que além de ensinar a programar em RoR, ensina "in the rails way".
Rails API - Toda documentação da API do Rails.
Ruby API - Toda documentação da API do Ruby.
Micro-tutorial Rails Parte 1, Parte 2 e Parte 3 - Micro-tutorial sobre Ruby no blog do AkitaOnRails. Desde o básico até alguns conceitos avançados.
Montando ambiente Rails em Windows - Tutorial ensinando a montar o melhor ambiente Rails em Windows também do AkitaOnRails.
Blog do Rafael Rosa - Várias coisas a respeito de Rails e também de Asp.NET MVC :)
Esses são só alguns. Com certeza tem muito mais e espero colocar mais informações a respeito de Rails conforme eu for mexendo!
WinDBG
Debuggar código é uma arte. As vezes mais difícil do que criar código do zero. Afinal, quando debuggamos código que não é nosso temos que entender o que quer dizer e as vezes é tão mau escrito que é triste de ver...
Além do debug que estamos acostumados, dentro do VS existem debugs mais baixo nível que podemos fazer. Lá na CLR e no Windows, quando as fronteiras já passaram nossa aplicação. Praticamente coisa de louco!
Não é um assunto simples, nem tão pouco fácil de aprender. Há alguns meses navegando nos blogs da Microsoft encontrei o blog da Tess Fernandes que é engenheira da Microsoft. A menina é du mau e ela fala basicamente de debugging e assuntos relacionados a performance. O problema é que muito dos tópicos sobre debug que ela aborda são muito avançados para newbies como eu.
Ai é onde entra o blog do André Nobre que já tem diversos posts em português e em um nível iniciante para ajudar as mentes mais ignorantes neste assunto como é meu caso. Alguns dos posts inclusive são em formato de screencast com demos. Vale a pena conferir para aprofundar um pouquinho mais nesse assunto e conhecer uma outra alternativa para descobrir porque aquela maravilhosa aplicação que desenvolvemos não funciona como deveria. :)
Enjoy!