Novo Microsoft Architecture Guide lançado

Comments
architecture guide arquitetura arquitetura de referência
24 September 2008

Lá atrás, em 2002, a Microsoft lançou a primeira versão da sua arquitetura de referência para os cenários mais comuns de aplicações corporativas.

Esse é um documento, que apesar de antigo, é bastante interessante e ainda atual na maioria dos aspectos. Eu descobri esse documento cerca de uns 1 ano e meio atrás quando procurava melhores práticas para aplicar no primeiro sistema pelo qual eu seria responsável.

Sempre achei uma pena o fato de eles não manterem esse documento atualizado. Talvez isso acontecesse, pois é sempre complicado falar a respeito de arquiteturas de referência já que cada caso é um caso.

No entanto, pra nossa felicidade, eles lançaram uma nova versão esse mês e está disponível através deste link no Codeplex.

O documento apresenta quais decisões tomar e porque toma-las em uma série de cenários. Desde aplicações desktop até aplicações web com SOA e RIA.

Ainda não tive tempo de ir a fundo no documento, mas parece estar bastante atualizado.

Há algum tempo atrás, eu procurava saber porque raios alguém construiria uma aplicação utilizando WCF/Remoting/Web Services se essa aplicação não teria seus componentes de negócio reutilizados. Nunca entendi isso e achava um absurdo a Microsoft não disponibilizar nenhum "guia" (eu nunca achei, pelo menos) que dissesse quando devo distribuir as camadas de uma aplicação fisicamente e quando não. Infelizmente algumas coisas nós acabamos aprendendo só depois de aplicar e apanhar um pouco.

Nesse documento, pelo menos este ponto a Microsoft esclareceu e isso já é suficiente pra me deixar bastante feliz.

Esse documento não vai evitar que nós, desenvolvedores, cometamos erros, mas acredito que é muito importante os fornecedores de plataformas e tecnologias grandes como .NET se pronunciarem e fornecerem guias, mesmo que simples e com uma visão bem macro, para que as pessoas não fiquem perdidas e cometam erros demais em seus sistemas.

Ponto pra Microsoft.


<< Faça o que tem que ser feito
Nem tudo é relacional>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub