Boas práticas de engenharia podem influenciar a motivação?

Comments
motivação
20 October 2008

Hoje, como nunca, acredito que o mercado esteja cheio de profissionais ruins. Não digo somente no sentido técnico, mas principalmente em perfil (que ao meu ver é o mais importante); que faz um desenvolver correr atrás de estudar, procurar as melhores práticas de software e buscar melhorar seu trabalho. Motivação. Encontrar um profissional motivado que aceite críticas e procure crescer e agregar a equipe e empresa que pertence é raro, muito raro.

Existem diversos fatores que julgo influenciarem esse tipo de perfil: escassez de pessoas qualificadas, ofertas de trabalho em abundância, prostituição do mercado de trabalho, políticas falidas de recursos humanos, entre outros. Dependendo da nossa posição, poucos desses fatores são de nosso controle.

No entanto, nos últimos dias passei por uma experiência interessante e percebi que existe um ponto em especial que podemos controlar plenamente ou contribuir para evitar esse tipo de comportamento desinteressado: boas práticas de engenharia de software.

É impressionante como encorajar a aplicação de boas práticas de desenvolvimento de software pode transformar pessoas antes desinteressadas novamente em profissionais ativos e entusiasmados. Não é necessário ter as melhores ferramentas, utilizar a última tecnologia da moda ou o melhor processo de desenvolvimento. Na maioria das vezes basta que o líder incentive e apoie esse tipo de comportamento para obter bons resultados.

Mesmo que você não seja líder de equipe e que algumas pessoas o desencoragem com aquele papo de "não adianta tentar fazer X oy Y porque aqui isso não vai funcionar", não entre nessa onda. Procure incentivar as pessoas que estão ao seu redor a buscar a melhoria contínua e mesmo que todos não te ouçam não desista. Existem muitas empresas que valorizam profissionais com perfil arrojado e pró ativo.

Valorize-se!


<< Artigo a respeito de Scrum na revista MundoNET
Grupo de estudos sobre Arquitetura - 1ª Reunião>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub