Arregace as mangas - Liberte o seu espirito empreendedor: Resenha

Comments
administração resenhas
18 November 2008

Capa do livro Arregace as Mangas: Liberte seu espirito empreendedor

Recentemente por meio de uma indicação de um colega na lista Scrum-BR adquiri no Submarino o pequeno livro de 140 páginas "Arregace as mangas: Liberte seu espirito empreendedor" dos autores Fernandos Jucá e Max Gehringer. O livro custou um pouquinho menos de R$30,00 e no dia seguinte a minha compra já estava em casa!

O livro foi escrito a partir de uma série de emails trocados entre os autores a respeito de diversas discussões sobre empreendedorismo. No entanto, no final das contas o formato final ficou sem alterações então todos os tópicos abordados sobre o assunto seguem um esquema de conversação e não uma narrativa tradicional. Essa característica da um aspecto diferente e bem legal ao livro tornando a leitura bem fácil e descontraida.

Fernando Jucá, desde o começo de sua carreira foi empreendedor logo não é de se estranhar que escreva um livro a respeito do assunto. Max Gehringer por outro lado, nunca foi do tipo empreendedor que tem seu próprio negócio, mas sempre foi um excelente empregado. Esse lance de ser empreendedor e ter seu próprio negócio é um dos temas abordados no livro. Max conta que apesar de nunca ter investido em seu próprio negócio obteve muito sucesso em sua carreira sendo um intra-empreendedor que é o termo utilizado para definir o empregado que trabalha para a empresa de seu patrão como se fosse sua. Este não é o primeiro lugar onde vejo falarem que esse é o novo perfil de sucesso do futuro.

Antigamente, o funcionário padrão que entrava as 8:00AM e saia as 17:00PM tinha bastante espaço no mercado e possibilidades grandes de crescer dentro da empresa, mas hoje em dia isso não é mais suficiente. As empresas estão trabalhando mais enxutas, com menos margem de manobra e em busca de mais eficiência. Sendo assim, as pessoas que tiverem esse espirito intra-empreendedor tem muito mais possibilidades de crescer profissionalmente.

Um outro tópico do livro que vale destacar é aquele papo antigo de "Ele venceu por seus próprios esforços" ou "Ele conquistou tudo sozinho". Isso não é verdade! De acordo com os autores (e eu tenho que concordar) ninguém consegue vencer sozinho na vida. Principalmente um empresário, pois ele depende de fornecedores, de empregados, de clientes e de todos os outros que estão diretamente ou não ligados a sua atividade. Portanto é importantíssimo saber lidar com toda a rede de pessoas envolvidas com sua empresa para obter sucesso.

Eu não conhecia os autores, mas já descobri que existem diversos outros livros deles e que Max Gerhinger escreve pra Exame e participa de programas de rádio além de palestrar a respeito de liderança e aspectos de administração. Assim que puder, com certeza vou atrás de mais livros deles, pois apesar de não apresentarem nada de novo (e essa não é a idéia, de acordo com eles próprios) eles tem diversas sacadas bem interessantes e que com certeza agregam para aqueles que pensam ou já pensaram em deixar de trabalhar para os outros.


<< Search engine optimization: boas práticas e dicas
Slides apresentação "Encontros e desencontros na adoção de Scrum">> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub