Eu não uso Scrum porque Scrum não funciona!

Comments
agilidade scrum xp
14 January 2010

É Isso ai! Scrum não funciona!

Sabe porque Scrum não funciona? Porque se chama Scrum. Esse hoje é o maior problema do Scrum. Há dois anos atrás pouquíssimo se falava nisto que hoje virou hype. Nessa época as pessoas só falavam que usam Scrum depois de estudar bastante, trocar experiências e exercitar bastante. Ai sim alguém tinha coragem de dizer "Eu uso Scrum" e ainda assim com um pouco de receio, pois sabiam que tinha mais coisas além de apagar toda documentação do projeto e e quebrar as cadeiras pra fazer as reuniões em pé. As pessoas (a maioria) que diziam isso sabiam o que estavam dizendo. Scrum tinha credibilidade.

Nessa época, essas pessoas que conheciam agiram como evangelizadores do Scrum e finalmente ele atingiu as massas. No entanto, hoje o que mais se ouve são times/pessoas que não tem a menor idéia das noções e fundamentos por trás do Scrum ou qualquer outro processo/metodologia/framework ágil dizendo que são praticantes de Scrum. Até gente que nunca participou de um projeto usando Scrum hoje vende Scrum.

Isso é propaganda ruim. E propaganda ruim se multiplica muito mais rápido do que a boa. O pior da propaganda ruim é que cria-se ainda mais preconceito em cima de algo que já encontra resistência naturalmente. Isso tira todas as chances de sucesso de uma implementação de Scrum. Estou cansado de ver em todos os lugares pessoas frustradas dizendo que tentaram implantar Scrum em suas empresas e não conseguiram. Mas é claro que não! O filme do Scrum já está queimado. Você vai falhar antes mesmo de tentar.

Já faz um tempo que eu parei de vender a idéia de usar Scrum. Desde então eu digo que eu procuro executar práticas ágeis. Soa mais leve, mais simples. O pré-conceito diminui dessa forma e a resistência também. Do que importa se meu facilitador chama Gerente de Projetos ou Scrum Master? As pessoas se preocupam mais com nomes do que com resultados e esse é o problema. Agilidade é o que há, mas funciona melhor sem rótulos.


<< Verbos HTTP: GET e POST. Você sabe mesmo a diferença?
Reunião .NET Architects em 16/01/2010 - Referências>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub