Você é importante?

Comments
carreira motivação
02 March 2010

Reza a lenda[1] que, trabalhando na Apple, a qualquer momento você pode encontrar Steve Jobs e ouvir dele a seguinte pergunta: "O que você faz aqui?" e, caso ele não goste da resposta você pode ser demitido na hora.

Apesar de essa ser uma atitude drástica, acho que faz bastante sentido, principalmente no cenário de desenvolvimento de software. Alguma vez você já se perguntou o que realmente faz na empresa onde trabalha? Se a resposta for tão simples como "escrevo código" talvez você esteja prestes a ser (merecidamente) demitido promovido ao mercado de trabalho . Mesmo como programador seu trabalho não é apenas escrever código, mas sim transformar idéias em maravilhas tecnológicas que vão fazer seu usuário delirar e com isso agregar valor para a empresa ou qualquer outra coisa que o valha. Isso vale para todas as posições.

Desde gerentes (que tradicionalmente só controlam cronogramas, ou seja, fazem nada) até gerentes de produto que ficam pra cima e pra baixo mandando as pessoas fazerem coisas. O ponto é, se você não contribui para o produto final você é inútil, totalmente dispensável e deveria arrumar uma outra coisa pra fazer. Sua contribuição não precisa ser necessariamente técnica (com código), mas também com soft skills (organização, segurança, criatividade, etc) que ajudem efetivamente seu time a chegar ao objetivo.

Acho que esse é um ponto importante de reflexão. Para sermos melhores no que fazemos temos que entender realmente o que queremos e temos de fazer.

O que você acha?

[1] - Segundo relatos existentes de (ex) funcionários no livro "A cabeça de Steve Jobs"


<< Cuidado com os especialistas!
A caminho do Zen>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub