Agile Project Management with Scrum: Resenha

Comments
agile development agilidade scrum
01 September 2008

Assim como o livro do Eric Evans está para modelagem e DDD este livro do Ken Schwaber está para agilidade. É com certeza um “must read”.

Comprei na Livraria Cultura por R$71,00 e tem pouco mais de 150 páginas . O livro é importado então demora um bucadinho pra chegar. No meu caso foram aproximadamente 4 semanas.

O livro não é uma bíblia explicando como utilizar Scrum e nem um guia de implantação da metodologia (até porque os processos e regras são bem simples e existe um outro livro do mesmo autor com esse intuito), mas sim uma parte da experiência que o Ken acumulou a respeito de Scrum desde sua criação e gerenciamento e desenvolvimento de projetos de software.

Apesar de não ser a bíblia, até quem não conhece pode comprar o livro e tirar muito proveito dele, pois o primeiro capítulo e os apêndices são dedicados a descrição do processo e as regras que a metodologia diz que você deve seguir.

O restante dos capítulos é dedicado a histórias curtas (de 2 ou 3 páginas cada) narradas pelo autor e tem como objetivo dar uma mão para aqueles que já implantaram Scrum, mas engasgam no meio do caminho e/ou tem algumas dúvidas a respeito do que pode e não pode.

Como exemplo do conhecimento que o livro oferece, posso citar uma história onde o cliente/patrocinador de um determinado projeto não queria saber de processos e metodologias, mas ainda sim queria poder acompanhar o andamento de seus proejtos. Como tudo o que o cidadão conhecia para acompanhamento de projetos era Gantt Chart, Ken e o Scrum Master do projeto tiveram que bolar outra forma, sem fugir das premissas do Scrum, de reportar o andamento do projeto com sucesso ao gestor ranzinza.

Histórias referentes a todos os papéis do Scrum e suas dificuldades particulares aparecem no livro. Outro ponto interessante que vale a pena citar é que diversas formas de customização e adaptação da metodologia são apresentadas no livro e esse tipo de informação é muito valiosa.

De fácil leitura e entendimento, é um livro obrigatório para os agilistas adeptos de Scrum, escrito por um dos criadores da metodologia e praticante até hoje, que vai ajudar MUITO aqueles que já aplicam Scrum e dar uma prévia dos benefícios oferecidos pelas práticas ágeis aos entusiastas e "scrum-master-wannabe’s" de plantão.


<< Mudança de endereço do blog
Eba! Primeira certificação Microsoft!>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub