Faça o que tem que ser feito

Comments
19 September 2008

Na área de TI, principalmente em desenvolvimento, o que eu mais vejo são pessoas que estão trabalhando simplesmente por estar. Este é um assunto que, inclusive, eu já havia comentado aqui mesmo no blog. São poucas as pessoas que procuram fazer seu trabalho da melhor maneira possível e menor ainda é a quantidade de pessoas que usam de seu tempo livre para estudar e encontrar maneiras de fazer seu trabalho melhor.

Se você não é uma dessas pessoas que apenas empurra seu trabalho com a barriga, existem algumas coisas que você pode fazer para ter mais chances de ser bem sucedido durante sua carreira profissional.

Não são raras as vezes em que trabalhamos em uma empresa grande e não passamos de um número. Essa é uma situação relativamente ruim e pessoas ambiciosas (no bom sentido da palavra se é que tem um ruim) não se sentem confortáveis nessa posição. No entanto, ganhar visibilidade no meio de tanta gente não é uma coisa muito fácil e pode demorar muito tempo. E não é só questão de visibilidade, mas também de procurar um sentido para aquilo que você se dedica diariamente. Dependendo do tamanho da empresa e da posição as vezes não temos condições nem de dizer o que realmente a empresa faz.

Uma das formas de ganhar visibilidade e reconhecimento dentro da empresa é fazer alguma coisa que impacte positivamente no resultado da empresa dela. Seja esse resultado financeiro, operacional ou de qualquer outro tipo.

O problema é que é muito complicado, como um mero desenvolvedor em uma grande organização, fazer alguma coisa sozinho que faça esse tipo de diferença.

"Como vou fazer isso?"

Geralmente toda equipe de desenvolvimento tem um gerente (independentemente de ser um gerente tradicional ou não) ou algum tipo de chefe. Esse gerente tem problemas ou objetivos a cumprir e se utiliza de sua equipe (se não utiliza, deveria) para resolve-los. Em uma empresa organizada, esse problema que ele tem que resolver deve estar alinhado com os objetivos da empresa. Sendo assim, como membro do time de desenvolvimento, você deve descobrir qual o problema que seu time deve resolver e trabalhar o máximo que puder para resolve-lo ou pelo menos ajudar seu time a faze-lo. Dessa maneira você estará ajudando seu time e de brinde seu gerente, pois o problema que ele tinha já não exisitirá mais.

Nesse momento, somente pelo fato de trabalhar pela equipe e cumprir um objetivo que não é pessoal, você já deve se sentir bem.

Se seu gerente também estiver alinhado com esse pensamento e estiver tentando resolver o problema do chefe dele, com essa sucessão de acontecimentos você vai acabar resolvendo ou contribuindo para a solução do problema do chefe do seu chefe. E assim a coisa vai até o topo da empresa...

"Mas ai meu gerente vai pegar todo meu crédito? Nem a pau!"

É, podemos dizer que ele irá, mas esse é o trabalho dele. Como gerente, ele deve utilizar-se das pessoas corretas (uma dessas pessoas é você) nos lugares corretos para atingir um objetivo. Quando você menos esperar, você estará contribuindo para um movimento que provavelmente fará a diferença no resultado da empresa. Dessa forma, seu chefe será reconhecido e conforme as coisas forem avançando isso irá refletir em você também.

Não podemos esquecer, que acima de tudo, estamos trabalhando para uma empresa. Essa empresa tem objetivos a serem cumpridos. É muito fácil falar que devemos estar alinhados com esses objetivos. Difícil é realmente estar alinhado, mas faz parte do nosso trabalho tentar.

Se a organização conseguir passar esses objetivos para seus funcionarios e estes se comprometerem realmente para com a equipe inevitavelmente todos irão ganhar. Espirito de equipe é fundamental!


<< DDD no Entity Framework
Novo Microsoft Architecture Guide lançado>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub