Retrospective: 2º reunião DotNetArchitects

Comments
.net apresentação scrum dotnetarchitects metodologias metodologias agéis scrum
24 November 2008

Pronto...agora com um pouco mais de tempo posso comentar a respeito da nossa segunda reunião que aconteceu no último sábado dia 22/11 novamente nas instalações da UNIP Jaguaré.

Nessa reunião colocamos em prática o formato que haviamos combinado onde teriamos: uma apresentação de 30 minutos com tema relacionado a alguma experiência dos membros do grupo, discussão a respeito do assunto e por último pontos que surgiram por email e que o grupo deveria discutir a respeito.

A apresentação foi feita por mim e foi a respeito de como estamos adotando metodologias ageis em nossos projetos aqui na Stefanini. Poucos membros do grupo tiveram algum contato anterior com Scrum então a recepção do assunto foi muito boa (pelo menos foi o que pareceu pra mim...rs). Quem não conhecia ficou bastante interessado pelo assunto e desconfio que em breve iremos ter novos relatos a respeito deste assunto. Acho que consegui passar a mensagem durante a reunião, mas vale reforçar que quem precisar de apoio pode contar comigo além dos outros canais já existentes na comunidades.

Um ponto interessante é que a apresentação e toda a reunião foram gravadas em aúdio e vídeo. Como foi a primeira vez que eu fiz uma apresentação gravada foi um pouco estranho no começo usar o microfone "à lá Big Brother", mas depois fiquei tranquilo e correu tudo bem. Assim que os vídeos estiverem disponíveis pra download disponibilizo o link por aqui.

Depois da discussão conversamos a respeito de algumas pendências que o grupo tinha e ficaram decididos os seguintes pontos:

  1. O site do grupo será, pelo menos até que não sirva mais, baseado no BlogEngine.NET que inclusive já está no ar;

  2. O período entre reuniões foi encurtado e agora acontecerão a cada três semanas sendo a próxima no dia 13/12;

  3. O tempo da apresentação inicial aumentou pra uma hora (os trinta minutos ficaram bem apertados e eu acabei estourando na minha apresentação) e o Giovanni vai falar sobre DDD;

Por último, mas nao menos importante, tivemos o nosso almoço! Como o grupo ainda está se formando e as pessoas não se conhecem muito foi bem legal e pudemos conversar a respeito de diversos assuntos relacionados e não relacionados a tecnologia.

O pessoal tirou algumas fotos, mas ningúem publicou ainda. Quando publicarem eu faço o link aqui também.

Em resumo a reunião foi EXCELENTE e o grupo promete bastante!

EDIT: Sabia que estava esquecendo algo quando postei. Eu gostaria de agradecer ao Vitor e Valdir e todas as outras pessoas da UNIP por sediar nossos encontros e pela excelente infra-estrutura e trabalho que possibilitaram a gravação deste encontro. Muito obrigado!


<< Slides apresentação "Encontros e desencontros na adoção de Scrum"
Práticas ágeis são consistentes e replicáveis ao longo do tempo?>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub