Não importa onde eu vá, seja a empresa grande ou pequena, sempre existem pessoas dos dois grupos: apertadores de botões e as pessoas que vão pra frente.
As pessoas que vão pra frente são fáceis de identificar e não me interessa falar muito sobre elas neste post. Elas estão sempre empolgadas, comentam a respeito de novidades e procuram fazer ela e as pessoas em sua volta prosperarem, mesmo quando essa não é a intenção.
Já os apertadores de botão estão sempre na mesma. O incrível é que esse perfil (ou falta de perfil?) existe em todos os papéis e profissões. DBAs -que só rodam scripts e não analisam o log (nem quando solicitado!) pra ver o que aconteceu e ajudar o pobre desenvolvedor que não tem acesso ao DB-, Desenvolvedores -que programam o que está especificado não importando o quão errado esteja do ponto de vista técnico ou funcional-, entre muitos outros.
No entanto, podemos ainda criar outra categoria de apertadores de botões: os que fazem apenas tarefas repetitivas. Quem nunca viu o "operador de computador" (acho que essa expressão é do mesmo tempo CPD) que todo dia, o dia inteiro, fica copiando/alterando arquivos de lá pra cá, sempre igual?
Por mais que eu não goste do meu trabalho (ainda bem que eu gosto!), acredito que devemos tirar o melhor proveito dele. Ou melhor, devemos tirar o melhor proveito de tudo que fazemos na vida. Portanto, o que motiva uma pessoa a executar o mesmo processo igual todo dia sem nem mesmo pensar em uma maneira de automatizá-lo ou de faze-lo de maneira diferente?
Mesmo que você não consiga remover todos os processos repetitivos ou não crie uma obra de arte quando conseguir é importante tentar. Não importa se você vai ser reconhecido por isso, não importa se você irá ganhar $algo$ em troca e não importa se você não é pago pra automatizar nada. Faça por você! Mesmo quando o esforço não valer a pena você vai no mínimo ter aprendido alguma coisa nova.
Portanto, se você se encaixa em algum desses perfis, já passou da hora de se mexer e mudar, não acha?