Hoje em dia com toda essa modernidade (como diria minha vovó) e a facilidade na disseminação da informação que a internet nos trouxe surgem a cada dia mais e mais especialistas. Em cada esquina da internet é possível encontrar um. Não importa o assunto.
O cara começa com um blog ou um grupo de discussão, manda bastante tweets, adiciona uma pitada de promoção pessoal em todo canto, dai avança pra meia dúzia de palestras e até se propõe a ministrar um curso sobre o assunto. De repente, em poucos tempo virou especialista E referência no assunto!
Vendo tanta propaganda você deve achar que o cara tem muita experiência e é uma ótima fonte de informação. Boa fonte de informação pode até ser, mas repetir tudo que ve como um papagaio é ser um especialista? Ministrar cursos e posar de conhecedor do assunto apenas com conhecimento teórico é suficiente? É ético?
Será que é essa mesmo a definição de especialista que procuramos? Ainda mais sobre assuntos não técnicos ou soft-skills onde toda a bagagem e experiência que podemos conferir é escrita/falada? São essas nossas referências?
Tenha cuidado quando alguém lhe apresentar o título de "Especialista em XYZ". Papel e meios de comunicação similares aceitam qualquer coisa, já dizia minha professora na quina série.
Infelizmente não há maneiras práticas e fáceis de reconhecer falsos especialistas. O único jeito é desconfiar sempre e não disseminar informações baseadas na falácia da autoridade. Seus amigos, seu chefe e seu bolso agradecem!