Design para quem não é Designer: Resenha

Comments
tipografia web design
03 November 2008

Design para quem não é designer

Esta resenha é a respeito de um livro com um assunto um pouquinho diferente do que estou acostumado a ler: design visual. Já há algum tempo, tenho algumas idéias de produtos/sistemas/serviços que eu poderia construir e lançar no mercado. No entanto, de nada adianta ter um bom produto se ele não tiver uma cara apresentável e que prenda a atenção do consumidor. Como não conheço ninguém que topasse fazer esse tipo de trabalho só por hobbie, decidi estudar um pouco por conta própria.

Sendo assim, há algumas semanas, terminei de ler este livro de 144 páginas que comprei na Livraria Cultura por R$40,00. O livro foi escrito por uma autora americana chamada Robin Williams que além deste, escreveu uma série de livros relacionados a design.

Eu não tenho pretensão nenhuma de mudar de área e me especializar em arte gráfica ou coisas do tipo, mas este livro me chamou bastante a atenção. Além das idéias que relatei acima, construir um produto ou uma marca é uma coisa muito complicada, mas como alguns outros colegas sempre dizem e foi dito também no livro do Chad Fowler: meu nome é minha marca. Portanto, tudo que acompanhar meu nome além de qualidade no conteúdo e veracidade nas informações pode ser melhorado se possuir um bom visual.

O Livro explica de uma maneira bem leve e didática (procurei outros livros sobre o assunto, mas nenhum me prendeu tanto quando este) os quatro princípios básicos do design: Alinhamento, Proximidade, Contraste e Repetição. Todas as peças publicitárias e materiais relacionados a publicidade e design possuem esses 4 princípios aplicados e fica muito mais interessante olhar e avaliar os trabalhos do outros (e o meu próprio) quando se sabe o conceito por trás da coisa.

Além dos princípios o livro também apresenta uma boa introdução a respeito de tipografia e uso de tipos na escrita. Estudando um pouco a respeito deste assunto fica claro porque algumas fontes são melhores para leitura do que outras e porque algumas fontes bizarras são empregadas em nos usos mais diversos e por mais incrível que pareça ainda consigam produzir um bom resultado.

Durante todo o livro, a autora apresenta diversos exemplos "Antes" da aplicação dos princípios básicos e "Depois". São várias figuras que vão desde papéis de carta até cartões de visita e folhetos de anúncio. É impressionante como pequenas alterações no layout de um texto conseguem mudar totalmente a cara e a impressão que o documento passa.

Cartao Antes

Cartao Depois

O exemplinho bobo que fiz acima é apenas para ilustrar como o mero fato de agrupar informações relacionadas já garante uma aparência mais satisfatória a um cartão de visitas.

Esse é um livro que eu recomendaria a todos que tenham interesse em aprender um pouco a respeito de conceitos de design visual e também a quem se chama de web-designer porque consegue fazer páginas e sites bonitinhos, mas nunca procurou entender realmente o porque das coisas.

Leitura recomendadissíma!


<< Primeira reunião do Grupo de Arquitetura
Dando as caras>> 
comments powered by Disqus
tucaz

tucaz

.NET Software Developer
About
All Posts
RSS
@tucaz
GitHub